Para Clarice Lispector


Para Clarice Lispector
Eu gostaria mesmo era de poder um dia afinal escrever uma história que começasse assim: "era uma vez...

Era uma vez uma menina - mulher - que acreditava não ser amada. Pensava nunca ter vivido um amor pleno. Então se pôs a tentar entender o mundo. Primeiro imaginou não existir amor - mera imposição da sociedade. Depois pensou em amar quem não amava para não sofrer. Fingiu. Essa menina sabe fingir bem para não magoar os outros. Não descobriu nada. Continuou sofrendo e pensando não ser amada. Então, certo dia, pensou que não havia mais sentido viver. A vida a castigava. Por qual motivo? Algo de errado acontecia com essa menina. Não podia amar e ser amada. Não era desejada por quem desejava. Não podia comprar a felicidade. A vida a consumia. Nem sonhos tinha. Vazio. Teve medo. Medo de tudo. Inclusive do medo. Chorava. Queria fugir, mas tinha medo, muito medo. 
Alguém sussurrou baixinho para ela: você precisa de amor. Mas ela entendeu que precisava amar outras pessoas. Desesperadamente tratou de amar a todos que passavam pela sua vida. Percebeu o amor das pessoas. Mas não se sentiu amada. Chorou. Pensava: onde está meu amor? Por que não amo o que posso amar? E prosseguiu amando.
Muita confusão fez. Muitas pessoas sofreram com sua falta de amor, pois distribuiu sem critérios. A menina estava perdida.
A vida dessa menina estava toda errada. Tinha tudo e tinha nada. Ela pensou em abandonar. Seguir nesse caminho vazio para ver o que aconteceria. Mas a vida não permitiu. Coisas mágicas aconteciam na vida dessa menina. Ela sentia o medo ainda. Mas sentia amor. Sentia as pessoas. Teve vontade de viver. Viver plenamente.
Mas a essa altura da história a menina nem sabia mais quem era. E começou por se imaginar corajosa, mas não era. Simples, mas não era. Perfeita, mas não era. Parou. Pensou. Analisou. Perdeu o rumo.
A vida novamente mostrou-lhe a direção. Rumo a seu interior. Remexeu e vasculhou tudo o que estava dentro. Jogou umas coisas fora, outras descobriu. E não sabia o que fazer com elas. Então uma fada apareceu e mostrou o que fazer com cada pedaço do que foi encontrado. E assim ela fez. Foi difícil. Alguns eram pesados demais, outros perigosos. Mas ela fez. Mesmo doendo.
A fada a colocou frente ao perigo. Ela aceitou. E nada aconteceu. Sentiu-se forte. A menina prosseguiu corajosa, porém silenciosa. Aprendeu a calar-se. Ouviu as instruções e prosseguiu. Como presente a fada lhe respondeu a todas as perguntas.
E a menina descobriu que sempre foi amada. Nem sempre como imaginou - príncipes e princesas - famílias felizes e perfeitas, mas foi amada. Descobriu, também, que os erros são necessários. E o mais importante: descobriu o amor.
Satisfeita com a resposta agradeceu a fada e continuou seu caminho. Calada. Observando o amor existente em todos os momentos. Sem medo. E a partir daquele dia coisas maravilhosas aconteceram com aquela menina.
Ouviu críticas a sua forma de amar e soube explicar sem medo. Houve a compreensão. Ouviu elogios e não desconfiou. Sentiu carinho e não pensou ser falso. Deixou o amor entrar em sua vida. A menina, agora, se sente mulher.
E o mais bonito dessa história é que ainda não chegou ao fim. Está apenas começando.
Era uma vez uma mulher feliz. 
 Fernanda Missurino

Seguidores

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

Blogger templates

Archives

Blogroll

Blogger news